LABELU DEBATE: La Commune
OBJETIVO
- Criar espaço de debate público sobre a obra cinematográfica La Commune, em que são difundidas certas formas de ver o tema da revolução e o papel dos revolucionários na sociedade contemporânea, em especial na experiência francesa.
- Identificar os sujeitos envolvidos nas experiências estudadas, suas concepções e práticas bem como os contextos históricos em que se moviam;
PÚBLICO ALVO
-alunos, professores, servidores e demais interessados no tema.
PROGRAMAÇÃO
DIA 11/11/2014 ( Terça-feira)
MANHÃ: Exibição do filme
Inicio as 08h:30min.
TARDE: Debate
Inicio as 14h.
SINOPSE
Estávamos em março de 1871, enquanto que um jornalista da televisão de Versalhes transmitia uma informação calmamente, truncada, se cria uma televisão da Comuna, emanação do povo de Paris insurge... Em um espaço teatral, mais de 200 participantes (atores e técnicos temporários, desempregados, sem-papel, provincianos, montreuil, simples cidadãos,...) interpretando, diante de uma câmera trabalhando de forma fluida planos sequencias, os personagens da Comuna de Paris para nos recontar eles próprios as interrogações sobre as reformas sociais e politicas (...)
Criada em Montreuil em 1999, A Comuna é por isso uma criação extraordinária. Com um orçamento muito baixo, mas graças a incrível energia relacional de cerca de 300 comediantes e técnicos convencidos pela pertinência do tema e a evidencia das palavras, Peter Watkins, após 16 meses e preparação intensa, foi capaz de reconstituir no 13 dia uma excepcional e pavorosa experiência da Comuna.
Situando mais perto das pessoas comum da Paris de 1871, A Comuna de Peter Watkins nos acorda e lembra-nos que a história é um material vivo a torna-se, e que a qualquer momento podemos nos tornar atores lúcidos, conscientes e responsáveis.
Referência:
http://www.allocine.fr/film/fichefilm_gen_cfilm=46955.html acessado no dia 28 de outubro de 2014.
ORGANIZAÇÃO
Estudantes da disciplina Tópicos Especiais em História da Europa: Revoluções, Sujeitos e teorias.
Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais.
Comentários
Postar um comentário